MENSAGEM DO DG

Decorria o ano de 1990, a Administração Pública, os Sectores Empresariais Público e Privado nacionais apresentavam notórias carências de meios tecnológicos e de ferramentas informáticas capazes de responder às suas necessidades de gestão, que, no seu conjunto, constituíam um sério obstáculo ao seu desenvolvimento e modernização.

Identificadas estas que pareciam ser boas oportunidades de negócio, o espírito empreendedor de alguns promotores e a sua capacidade de assumir riscos, traduziram-se na aposta num novo projecto empresarial, na constituição da PLANAD - Planeamento e Informática, Lda., que apresentou no seu portefólio a oferta de equipamentos informáticos e software.

Foram adquiridas as primeiras instalações, na Rua Joaquim Capango, com uma área aproximada de 170m2.

As redes baseadas nos sistemas operativos UNIX e LINUX, bem como a NOVELL, tornaram-se um dos pontos fortes da empresa; foram ministradas em Angola acções de formação, em áreas tão diversas como a informática na óptica do utilizador, secretariado, contabilidade, entre outras.

O desenvolvimento apresentado pelas várias áreas de negócio tornou indispensável a aquisição de um espaço com melhores condições, tendo, em 1992, sido adquiridas as instalações da Av. Marien Ngouabi, com aproximadamente 1.200m2, para onde foram transferidas a sede social e todas as áreas operacionais da empresa.

Com o apoio de um parceiro internacional, em 1995, a PLANAD passou a oferecer um vasto leque de soluções para a automatização de escritórios, com produtos ligados à cópia, impressão, fax, etc..

Em 2000, a Banca Comercial nacional inicia o seu desenvolvimento, tendo os meios de pagamento electrónicos começado a dar os primeiros passos; a PLANAD passa a ser a primeira entidade a fornecer ATM´s, TPA´s e a personalizar cartões bancários, tentando corresponder a mais esta necessidade do mercado.

A introdução de novos produtos e serviços relacionados com a contagem e tratamento de dinheiro (notas e moedas) contribuiu também para o alargamento da oferta de soluções para este sector de actividade.

A expansão da rede bancária a nível nacional justificou a aposta numa equipa técnica própria, totalmente constituída por quadros angolanos, formados pela PLANAD, capaz de garantir o suporte da operação, em todas as províncias de Angola.

Em 2011, a PLANAD assumiu mais um grande desafio no seu desenvolvimento, com a aquisição de uma nova sede, em Luanda, na Rua Assalto de Moncada, num edifício novo, com 3.000m2 de área de escritórios.

Os trabalhadores da PLANAD passaram a desenvolver as suas funções nas melhores condições ambientais disponíveis, apostando-se, ainda, nessa altura, no desenvolvimento de um conjunto de acções no âmbito da organização e melhoria da relação laboral.

Com o crescimento da actividade, tem sido reforçada a estrutura de meios rolantes, mais adaptados às necessidades específicas de cada actividade da empresa.

Ainda a nível do investimento em infra-estruturas, foram adquiridos novos espaços, no pólo industrial do Viana Park, onde serão instaladas a nova Direção de Logística e a Assistência Técnica, com uma área total de 4.800m2.

Paralelamente, a PLANAD prossegue com a política de modernização dos seus espaços de apoio à actividade técnica nas províncias.

Destaca-se, ainda, mais recentemente, a criação de novos centros de personalização de cartões e de cheques, capazes de cumprir as mais rigorosas normas de segurança internacionais.

Com novas parcerias, foi reforçada a área das Redes e Segurança Electrónica, para disponibilizar soluções profissionais customizadas.

Sempre na procura da melhoria contínua, têm sido desencadeadas um conjunto de iniciativas no âmbito da organização, melhoria de processos, sistemas de informação e forte aposta na formação contínua dos seus quadros.

Em parceria com entidades de referência internacional, tem sido possível disponibilizar no mercado angolano as mais recentes soluções nas áreas em que a PLANAD actua.

O desenvolvimento da PLANAD verificado nestes 25 anos deve-se, em primeiro lugar, aos seus trabalhadores, dos mais antigos que contribuem para a cultura da organização, a confiança e o espirito de missão que sempre dispensaram a este projecto, aos mais recentes colaboradores que estão a fortalecer a estrutura humana da empresa, sem esquecer os ex-colaboradores.

A todos estes, o nosso sincero agradecimento pelo empenho e lealdade.

Um agradecimento aos nossos clientes, pela confiança depositada na nossa organização.

Um agradecimento aos nossos parceiros, nacionais e internacionais, pela aposta e confiança depositada na PLANAD e no mercado angolano. 

Estamos a comemorar os 25 anos da PLANAD, o dever de fazer crescer este projeto foi, é e será da responsabilidade de todos e, com todos, contamos para os novos desafios que se perspectivam.

Um abraço especial a todos que têm partilhado com a PLANAD estes 25 anos.

Fazemos Acontecer!